Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

Seca

A calamidade havia flagelado os arredores de Vila Nova em grande extensão. Muito gado havia perecido de fome e sede e uma parte dos moradores abastados mudaram-se para o Rio São Francisco, de onde presentemente se importavam todos os mantimentos por preços exorbitantes.

Para garantir as necessidades da nossa tropa, que quase não achava pastagem alguma nos montes vizinhos, pedimos providências ao Capitão-Mor, que residia a algumas léguas da vila.

Com dificuldade nos forneceu ele duas medidas de milho, cerca de 30 a 37,06 litros cada uma Nota do Tradutor, pelas quais pagamos 20$400 e cerca de uma medida de 37,06 litros de farinha de mandioca, pelo que pagamos 7$200, ao todo: 76 1/2 florins.

Tamanha pobreza agrícola, como a que aí observamos, nos parecia tanto mais inesperada, quando os arredores da vila se prestavam a qualquer cultura; pois a aldeia é rodeada a sudoeste e norte de montanhas (Serras do Mocó, do Gado Bravo, ou da Alegria, da Maravilha e do Mamão), que em seus vales têm caatingas altas e camada de humo relativamente espessa.



Viagem a Monte Santo

Para executarmos o plano, de há muito traçado, de procurar o meteorólito do Bendegó, perto de Monte Santo, deveríamos dali partir.