Através da Bahia – excertos da obra Reise in Brasilien

Em visita à Igreja da Conceição da Praia, sem estilo puro, mas de fachada grandiosa, estranha ver a Leda com

o seu cisne junto ao retrato de um marechal.

Em uma biblioteca em Ilhéus descobre Tasso e Dante. Frequenta o nosso Teatro e nota que o clima é por demais quente para assuntos trágicos, explicando a preferência do nortista pelas representações alegres da comédia humana

e fixando sempre ideias nítidas de particularidades e conjunto.

Depois de presenciar, o que chama o espetáculo da promiscuidade das raças, no alarido das tradicionais festas do Bonfim, e depois do fastígio suntuoso das procissões, em uma síntese brilhante de valor descritivo à Salustio, o filósofo admirado, "como num espelho mágico, vê passarem diante dos seus olhos, representantes de todos os tempos, toda a história da evolução do gênero humano, com as suas mais elevadas ideias, suas lutas, seus graus de progresso e de decadência e este espetáculo único, que mesmo Londres e Paris não podem oferecer, aumenta ainda de interesse, considerando-se o que poderá trazer o quarto século para um país que, em três apenas, pôde assimilar todas as orientações e graus de educação, pelos quais o gênio da humanidade conduziu o velho mundo através de milênios".

SUETONIO AULO

• * *

(A Polytechnica, revista mensal da Escola Politécnica e do Instituto Politécnico da Bahia, n. 1, vol. I, março de 1917).

ATRAVÉS DA BAHIA - Excertos da obra Reine in Brasilien— Trasladados a português por Dr. Manoel A. Pirajá da Silva