e pelo Dr. Paulo Wolf — Imprensa Oficial do Estado — 1916.
Este livro, de 220 páginas, e feito, em 1916, para, ser apresentado, como o foi, ao Quinto Congresso Brasileiro de Geografia, é, no que interessa à Bahia, uma tradução, não raro explicada e comentada, da grande obra de VON SPIX e VON MARTIUS, Reise in Brasilien, da qual, em decisivo e justo parecer, logo disse o Dr. PIRAJÁ DA SILVA que era "um precioso escrínio, onde, há quase um século, se acham guardadas valiosas observações, inestimáveis joias, recolhidas em terras do Brasil por aqueles sábios alemães".
Prefacia a interessante obra o Dr. THEODORO SAMPAIO, ilustre nome brasileiro da lista dos mais ativos cientistas, enaltecendo, com o nome mundial de CARLOS FREDERICO PHILIPPE VON MARTIUS, o do seu tradutor, o DR. PIRAJÁ DA SILVA, digno, em verdade, pela sua cultura e saber, de todos os louvores:
De Von Martius disse o DR. THEODORO SAMPAIO, entre outras, as seguintes palavras:
"VON MARTIUS que, por campo de suas notabilíssimas investigações científicas, elegeu o nosso Brasil, acabou amando-o tão profundamente, porque também tão a fundo o conheceu, como ninguém, que ao serviço inestimável, que nos prestou, divulgando, encarecendo os tesouros da nossa natureza incomparável, quis, na previsão do nosso futuro, traçar-nos a trajetória que a sua visão das cousas antevia.
Viajou largamente através do nosso país e o fez numa época (1817-1820) em que a terra virgem, em sua mor parte ainda não devassada pelo cultivador rude, oferecia ao viajante todos os encantos e galas da intacta natureza".