Depois é que refere o Dr. SAMPAIO as viagens de VON MARTIUS "pelos sertões da Bahia", acrescentando que "essa parte das suas relações de viagem, que tanto nos interessa, jamais se verteu para o português, ou para língua mais acessível ao nosso meio latino".
O ilustre Sr. Dr. PIRAJÁ, ele assim o julga nesse importante trabalho de 1916:
"Esta relação de viagens de VON MARTIUS, traduzida agora, é um belo serviço que o Dr. PIRAJÁ DA SILVA presta às letras pátrias".
O livro traduzido é, em verdade, interessantíssimo, qualquer que seja o aspecto por que se o considere, nas suas observações, o de admirável precisão, ou nos estudos apurados, e rigoroso valor científico e indiscut[ivel utilidade prática.
A obra compreende: — Viagem de Malhada; Estada na Cidade do Salvador; Viagem à Comarca de Ilhéus; Viagem pelo sertão da Bahia a Juazeiro, à margem do São Francisco, Estada em Juazeiro.
Em cada capítulo abundam as ideias e os conceitos da competência, servindo aos interesses da verdade, e sente-se nos registos conservados a reconhecida competência do sábio, que, decifrando e ensinando o segredo das nossas riquezas, "ergueu em sua imperecível obra um verdadeiro monumento à nossa pátria".
O livro em que, digno um do outro, se ajuntam os nomes de VON MARTIUS e PIRAJÁ DA SILVA, precisa ser lido, senão estudado, por todos os brasileiros que se felicitam de conhecer o que é nosso e sabem prezar a ciência,
Prof. Eng. ARLINDO FRAGOSO