"Quando deixamos este edifício (Bolsa) um sacristão, pardo, vestido com uma pequena capa vermelha, convidou-nos, com a insistência habitual aos mestiços, para assistir à festa da vizinha Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Nota do Tradutor Seguimo-lo através de uma multidão de curiosos e subimos as escadas para o portal desse templo, que está edificado à beira-mar. Sem dúvida não é de um estilo puro, todavia merece mencionado com distinção entre as igrejas da Bahia por ser grandioso na fachada e construído de pedra de cantaria europeia.
Um espetáculo insólito esperava-nos na entrada da igreja; as paredes estavam cobertas de fileiras de gravuras multicores sobre cobre, inglesas e francesas, com as quais se pretendia aumentar, senão a devoção, pelo menos a afluência dos curiosos. Causou-nos muita estranheza ver aí: "Leda com o Cisne" junto a um quadro do "Marechal Blücher"; a entrada triunfal dos "Aliados em Paris" junto à "Resurreição do Senhor"; os retratos de um grande monarca e do seu primeiro ministro ao lado do "Amor e Folia" e uma taverna holandesa, cópia da obra de Ostade. O público parece não achar inconveniência no desarrazoado arranjo e depois de olhar tais gravuras, dirige-se em grupos cerrados para a igreja e para as caixas das esmolas".
Sobre teatro da época, vejamos isto: "No teatro (São João) raramente se reunia uma assembIéa proporcional à população do lugar, só nas ocasiões de festas se enchem as três ordens de camarotes do espaçoso edifício, de senhoras