"Os espanhóis não compreenderam bem esse amor ao solo, e verberavam os artífices que, abandonando momentaneamente os ofícios, acorriam aos mutirões, iam lavrar para os vizinhos"(6) Nota do Autor.
Ainda hoje a minga(7) Nota do Autor, mais usualmente denominada mingaco nesse país, é utilizada para trabalhos de interesse da comunidade (conserto de pontes, limpeza de canais, etc.), como, por exemplo, em Chupaca, onde um índio, no seu linguajar quíchua meio falado, meio cantado, apregoa com antecedência um serviço comunal, em versos que traduzidos para o castelhano dizem:
"Mañana, mañana,mañana,
Vas a avisar a la gente
Que en la mañanita,
Con sus lampas
Y con sus picos,
De la toma grande
Haremos limpieza.
Los que no vienen
Pagarán dos soles de multa
Y las mujeres un sol."
Pelo fato de se tratar de u'a minga que interessa a todos, pois a comunidade é pobre e necessita do concurso geral, fica prevista uma sanção financeira para os preguiçosos de ambos os sexos, a fim de estimulá-los à colaboração.