Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural

às vaquejadas em que na mocidade tomava parte. Apresenta-se, a seguir, esta versão da vaquejada, reproduzindo-se por vezes alguns trechos em que se incluem pormenores indispensáveis à melhor compreensão do velho costume sertanejo.

Na expectativa da vaquejada, que se inicia na estação chuvosa, cada vaqueiro procura poupar o cavalo de sua predileção, dando-lhe, ademais, tratamento adequado. Remenda cuidadosamente as roupas de couro e os arreios, armazenando, ao mesmo tempo, provisões para obsequiar os vaqueiros vizinhos, convidados para a vaquejada. Os vaquejadores são limpos para facilitar a tarefa de balanceamento do gado, indispensável para incrementar a sua procriação. "O vaqueiro-chefe da fazenda conhece de antemão as reses fugidias, que em todos os campos se afastam das manadas logo que a vaqueirama se aproxima do lote. Nas vésperas já se abateu e salgou a matuletagem com que o patrão auxilia os trabalhos da vaquejada, e no dia da reunião as mantas de carne gorda secam nos varais em frente à casa do vaqueiro, cujas filhas vigiam contra o assalto dos urubus atraídos de longe pelo cheiro do sangue e dos dejetos das vísceras deixadas pelo campo."

Todos a postos, a um sinal do vaqueiro-chefe, "partem em fila indiana pelo campo em fora, seguindo carreiros e atalhos em busca das querências em que costuma pastar o maior lote de gado da fazenda" e, a certa distância da sede, ficam silenciosos para evitar que os barbatões(3) Nota do Autor se escapem do lote antes que os vaqueiros se aproximem convenientemente. Surpreendido um lote de gado próximo ao bebedouro, alguns homens passam a rodeá-lo, enquanto outros procuram reunir novos lotes espalhados pelas queimadas circunvizinhas.

Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural - Página 202 - Thumb Visualização
Formato
Texto