Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural

o apoio mútuo é possivelmente o principal suporte da organização agrária(13) Nota do Autor.

O romance do escritor haitiano Jacques Roumain, Donos do Orvalho(14) Nota do Autor, onde se retrata, em cores fortes, o drama de uma comunidade rural vergastada pelos efeitos das secas e da erosão, em consequência da derrubada dos bosques, dá uma ideia clara da importância do trabalho cooperativo entre os pequenos lavradores desse país. Algumas páginas do livro de Roumain, cheias de imagens poéticas, aliás muito belas, equivalem a uma boa etnografia:

"Derrubar os bosques, foi, sem dúvida, um erro. Quando ainda vivia o falecido Jean-Joseph Josaphat, pai de Bienaimé, as árvores cresciam por lá fortes e copadas. Destruíram o bosque para fazer roças; plantaram ervilha na lombada e milho na vertente." (...)

"Naquela época, viviam todos em boa harmonia, unidos como os dedos da mão, e a vizinhança se reunia para a colheita ou o amanho." (...)

"Ah! esses mutirões - relembra Bienaimé - ele chegava, cabeça de grupo responsável, ao nascer do dia, com um bando de gente decidida para o trabalho: Dufontaine, Beauséjour, o primo Aristhène, Pierrilis, Dieudonné, o cunhado Mérilien, Jean Fortuné, o compadre Boirond, o acompanhador Antoine, cantador de primeira, capaz de vencer com sua língua a malícia de dez comadres juntas, mas sem maldade, só por divertimento, palavra de honra." (...)

Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural - Página 21 - Thumb Visualização
Formato
Texto