Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural

sendo os vários trabalhos, como o transporte de esterco, aração, plantação e capina, distribuídos da maneira acima indicada. Além disso, cada família fornece ao vigário um centésimo da produção de milho. Visto como só o vigário reside na localidade, grande parte dos deveres acima mencionados não existem na comunidade evangélica.

"A via de comunicação principal é conservada por trabalhadores pagos pelo governo. De acordo com as posturas municipais existentes, os proprietários de terras que se limitam com a rodovia são obrigados a fazer o roçado marginal e a limpar a valeta. Os outros caminhos, porém, devem ser conservados pelos próprios moradores que, quando muito, recebem um pequeno auxílio municipal, o qual os respectivos moradores distribuem entre si. Todos os anos, quando é chegada a época para os trabalhos de conservação e conserto, o indivíduo mais prestigiado de cada distrito convoca os demais moradores para a execução dos trabalhos. Fonte de prestígio é, em parte, a situação econômica, mas em parte também a maior loquacidade com que a pessoa consegue impor-se aos companheiros. Todos obedecem sem resmungar, mesmo quando os trechos que carecem de conserto não ficam no terreno deles. Nesses trabalhos, bem como em todos os acima referidos, cada pessoa traz a sua merenda."

"Tratando-se da construção de uma casa em estilo antigo (Fackwerk), convidavam-se, pelo menos outrora, os vizinhos para auxiliarem. Nesses casos, é o interessado que fornece as refeições aos que o beneficiam com o seu trabalho"(4) Nota do Autor.

Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural - Página 216 - Thumb Visualização
Formato
Texto