o solo. Beaubrum e seus rapazes a recolheriam para queimá-la. O que fora erva daninha, espinho, sarçais entrelaçados de cipós, voltaria, em cinzas fertilizantes, à terra revolvida. Beaubrum estava bastante satisfeito."
- Obrigado, vizinhos - repetia.
- Às ordens, vizinho - respondíamos nós.
"Mas, para a frente, já não havia tempo para cortesias. A comida esperava. E que comida, que comilanças"
Entretanto, conforme assinala um relatório do Departamento de Assuntos Sociais das Nações Unidas(16) Nota do Autor, em muitas partes do continente americano as instituições tradicionais e os moldes de relações humanas estão, de modo geral, desaparecendo, sem que sejam substituídos por novas bases adequadas a prover à segurança do trabalho e dos grupos. Além da tendência manifestada nas comunidades indígenas para venda de suas terras, observa-se que o agricultor, até pouco tempo entregue a uma exploração de subsistência, começa a produzir para os mercados nacionais e internacionais. A renda agrícola passa a ser calculada em termos de dinheiro, enquanto que o tradicional espírito de solidariedade entre vizinhos tende a desaparecer.
***
Embora o subtítulo que se deu ao presente trabalho possa sugerir o estudo de diferentes formas de cooperação, o que principalmente se descreve e examina