gregário do homem. Uma resultante da vida em sociedade. A unificação de esforços no sentido econômico. O povo une-se para enfrentar o trabalho, como se une para enfrentar o inimigo às portas da cidade, ou para apagar o incêndio na casa do vizinho. Apenas cada grupo social o organiza segundo seus hábitos e suas tendências peculiares."
Plínio Ayrosa, a seu turno, observa que não é original no Brasil esse costume e que todos os povos sempre o praticaram, sob vários nomes e aspectos(8) Nota do Autor.
J. V. Freitas Marcondes, outro autor a quem se devem dois trabalhos sérios sobre a instituição brasileira, manifesta-se assim acerca da procedência do costume:
"É oportuno, desde logo, salientar que a instituição já existia nos "mores" pátrios, antes do ano de 1500. Há quem sustente que a herdamos dos nossos índios... Entretanto, estudiosos outros, como por exemplo Arthur Ramos, com a autoridade ímpar em assuntos africanológicos, sustentam que o mutirão é de origem africana... Esposa a mesma opinião o casal Herskovitz, em recente estudo sociológico levado a efeito na Ilha Trinidad... Não falta também quem defenda - embora por meios indiretos - que a instituição é de origem portuguesa. Para nós, sendo o mutirão um fenômeno universal, existente ainda hoje em muitas sociedades primitivas, é um traço cultural que tipifica bem a solidariedade humana de todos os povos. No Brasil, é um amálgama de várias culturas"(9) Nota do Autor.
Começava-se assim a ver claro no assunto, reduzindo-se às verdadeiras proporções uma controvérsia