Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural

lhe notou ainda a dupla forma de reciprocidade que o caracteriza: as comidas e bebidas que o "dono do mutirão" oferece aos que o auxiliaram na realização do trabalho coletivo representam uma forma de reciprocidade instantânea, ao passo que a retribuição dos serviços constitui outro exemplo de reciprocidade adiada"(5) Nota do Autor.

A observação é interessante. Muito embora o repasto em comum, as bebidas e mesmo a festa com que geralmente se comemora o acontecimento possam ser vistos como atos em que o propósito de atrair a colaboração dos vizinhos se ajusta à necessidade que tem o homem rural de contatos com os do seu grupo e também de diversões, não padece dúvida o caráter de onerosidade do auxílio mútuo, mais evidente quando o beneficiado retribui a ajuda sob a forma costumeira de prestação de serviço.

Mas, ainda que a reciprocidade completa seja a pedra angular do sistema, verifica-se a ocorrência de situações que escapam a este princípio, como é o caso, observado pelo autor na parte espírito-santense do Rio Doce (município de Linhares), de pessoas que concorrem a ajuntamentos em benefício de contratistas de café por simples espírito de cooperação desinteressada, de vez que não têm oportunidade de ver retribuída a sua ajuda, sob a forma habitual. Trata-se ordinariamente de assalariados avulsos ou empreiteiros de pequenas tarefas, elementos cuja norma de vida é o nomadismo e cuja adesão ao trabalho em comum obedece a um forte espírito gregário.

Outra noção que está na base de algumas formas de trabalho solidário é a da rapidez com que devem

Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural - Página 43 - Thumb Visualização
Formato
Texto