Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural

ser executadas certas tarefas, nomeadamente nas culturas de natureza cíclica, o que decorre, de maneira geral, da incapacidade financeira em que se encontra um membro do grupo para assalariar mão de obra e utilizá-la a tempo de aproveitar condições atmosféricas favoráveis.

Alguns autores ou simples informantes recolheram reparos acerca da imperfeição dos trabalhos realizados em conjunto, o que os tornaria, em consequência, desaconselháveis. Consignou-os Ernest Wagemann no seu ensaio sobre a colonização alemã no Espírito Santo(6) Nota do Autor, e Emílio Willems na sua monografia já citada. Também o chefe da Agência Modelo de Estatística de Patos de Minas (Minas Gerais), que nos forneceu informações sobre serviços em comum naquela zona, transmitiu a observação que ali se faz a respeito dos trabalhos de fiação e tecelagem e outros da indústria doméstica realizados por mulheres. Diz-se desses trabalhos que são geralmente cubados, na acepção de mal feitos(7) Nota do Autor. Entretanto, nem sempre é assim, sendo possível limitar-se as imperfeições à execução de determinados serviços.

Tem-se destacado o aspecto emulativo inerente às reuniões de trabalho, sobretudo quando o serviço a realizar obedece ao sistema de tarefas ou eitos. No sistema de tarefa, a área a ser trabalhada é dividida em duas partes e cada uma destas em quadras. Por vezes uma terceira tarefa é designada ao patrão ou dono do serviço. Mas geralmente a competição se faz entre dois partidos. No sistema de trabalho em fila ou em linha, a emulação é atenuada. Mas tanto num como noutro sistema o trabalho reveste sentido eminentemente solidário.

Mutirão: forma de ajuda mútua no meio rural - Página 44 - Thumb Visualização
Formato
Texto