Ruy, Maria Augusta, D. Maria Luiza (1)Nota do Prefaciador Rodolpho, Alfredo e Carlito (2)Nota do Prefaciador; eram quase 9 horas; Marócas apareceu-nos logo. Aqui estivemos até depois de 10 hs; conversamos e eu cantei; enfim parece-me que as minhas visitas não se aborreceram; despediram-se agradecendo muito a minha lembrança. Ruy esteve de muito bom humor e Maria Augusta muito contente".
O próprio Ruy lhe descreveu a festa na seguinte carta, ao mesmo tempo que lhe dá notícias do parecer sobre instrução pública:
Rio, 6 de novembro de 1882
Meu caro jacobina
"Quem se dispõe a amar, dispõe-se a padecer". Lembrei-me desta verdade, recordada a mim por V., há poucos dias, pensando em não no termos conosco num dia como o de ontem, em que seria tão grato estarmos juntos. Entretanto, o seu nome foi o primeiro lembrado e saudado à nossa mesa, com a estremecida amizade que eu e Cóta lhe dedicamos; e, graças a uma fineza da Prima Chiquinha, a noite acabou em sua casa, onde a ouvimos cantar das 8 às 11 horas. De pessoas estranhas à família só fez parte da nossa reuniãozinha o Rodolfo.
Avaliou V. um dia que seria caso de endoidecer