Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

indelicadeza da minha parte insistir num caso destes. De agora em diante nem mais este consolo terei: o de estar com alguém que pouco antes tivesse estado contigo, com os nossos filhinhos, e me trouxesse alguma coisa do contato teu e deles. Mais amarga, mais triste vai tornar-se a separação. Seja!

Aqui onde nos achamos qualquer pessoa de confiança, especialmente de noite, mas mesmo de dia, guardadas certas cautelas, poderia vir sem o mínimo risco. É uma tolice do nosso antigo mensageiro o ter se amedrontado, fazendo-me tamanho mal ao coração. O T. (1)Nota do Prefaciador, está comigo.

Não sei se poderei tolerar por muito tempo o suplício deste isolamento. Muito mais fácil me seria sofrê-lo, se me achasse longe.

Se tiver portador seguro, mandar-te-ei as chaves dos dois cofres, para, se julgares conveniente, mandares buscar as tuas joias. Faze-o, porém, se entenderes, com todas as precauções.

Acho bom guardares estas minhas cartas. Não as rasgues.

Agradece sempre por mim aos bons parentes, que com a sua companhia te mitigam o desgosto e recomenda-me aos amigos que não nos abandonaram neste transe. Acarinha e abençoa