Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

aprofundam mais em mim a ideia, já quase irresistível, de partir daqui no dia 8, pelo Magdalena. Creio que darei um passo, e que farei bem, dando-o. Na Bahia estarei seguro, e desembarcarei seguro. Ao partir, ou antes de partir, buscarei dar-te aviso telegráfico. O Tobias (1)Nota do Prefaciador irá comigo e saltará, procurando-te imediatamente. Se for possível, se estiveres preparada, se for conveniente, embarcarás no mesmo paquete. Se não, partirás no imediato a me encontrar.

Tudo isto, contudo, são planos, que as notícias daí poderão agourentar e destruir, de um momento para outro. Hoje tentarei ver se te telegrafo, consultando-me a este respeito, posto que, por mais que rumine, não me pareça haver riscos nesse projeto, não tendo o governo ação no porto do Rio de Janeiro, e não podendo, portanto, deter-me aí. Essa possibilidade próxima de ver-te não imaginas o alvoroço, a felicidade em que me põe. Parece-me que, em toda a minha vida, ainda não experimentara o contentamento, e que o sinto é que o vou sentir agora pela primeira vez.

Ainda não te disse uma palavra acerca de Buenos Aires, porque tenho estado quase estranho ao que se passa em torno de mim. Apenas te posso afirmar que é uma cidade infinitamente