das famílias dos comprometidos como reféns, quis verificar o que haveria de exato nesses boatos, apesar de não acreditar que pudesse ser desacatada a casa de um velho republicano, que durante 30 anos vivera em oposição à monarquia e por ela posto em ostracismo; tanto mais quanto depois da vitória republicana eu me limitara a conversar com os velhos amigos republicanos, como o faria na desgraça, visto nada pretender do governo.
Com efeito V. Ex. me assegurou que o Snr. Marechal Floriano era uma garantia contra qualquer tentativa de agressão ao meu domicílio; e eu tanto acreditei que não tomei providência alguma doméstica afim de me acautelar.
4º . "Se alguma coisa lhe faltei que pudesse fazer suspeitar que, por parte do governo, alguma violência se preparava contra o Sr. Ruy Barbosa e sua família, ou contra a família de quem quer que seja; e que, se ao contrário, não lhe assegurei ainda que o Sr. Vice-Presidente seria uma garantia contra qualquer manifestação de violência, que os mais exaltados e desafetos pretendessem praticar contra a pessoa do Snr. Dr. Ruy Barbosa, apontado como um dos principais responsáveis do movimento revolucionário".
R- Quanto a este 4° quesito é todo ele exato e eu transmiti à família Ruy Barbosa as suas ideias, com tanta segurança, por achar cheio de