bom senso político o proceder do Governo e do Snr. Marechal Floriano que talvez fosse isso a causa principal do Snr. Ruy Barbosa recolher-se ao Brasil para ir viver na Bahia com sua família e foi ainda por acreditar nessa asseveração que consenti que meu filho Antonio que havia dois meses chegara da Europa onde terminara a sua educação, fosse a bordo dizer ao Snr. Dr. Ruy Barbosa que a sua Snra., que tinha estado gravemente doente, estava pronta, com aprovação de seu médico não a acompanhá-lo, mas a partir no vapor seguinte para se reunir a ele na Bahia, ficando eu surpreendido ao saber que meu filho, ainda de menor idade, havia sido preso pelo fato de ter ido a bordo.
5.°"Se os meus receios então dos perigos que por ventura corria o Snr. Ruy Barbosa, não eram manifestados unicamente aos seus inimigos e partidários do governo legal, que podiam deixar-se levar pelos ódios e paixões de momento, não inquerindo da inocência ou da culpabilidade do objeto que produzia semelhantes sentimentos".
R - Este quesito está respondido pelo que disse do 3°. e 4°. e é em tudo verdadeiro.
6.° "Se V. Ex. não assegurou-me que eu podia ficar tranquilo que o Dr. Ruy Barbosa estava em lugar seguro e livre de perigo".
R - É tão exato 6°. quesito, que pelo manifesto do Snr. Dr. Ruy Barbosa publicado por V.