Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

sombra perturbou suas relações. É que este nunca lhe regateou o reconhecimento do talento e do caráter, e o punha à vontade para com ele se exprimir "à puridade".

João Barbosa seguiu o curso de medicina, o que constituiu uma exceção na família. Talvez tenha influído nessa decisão a preocupação da economia. O curso de direito em Recife, exigia certamente maiores despesas. Albino não deve ter apreciado esta escolha de profissão. Durante muito tempo conservou o antigo preconceito da nobreza portuguesa, de considerar inferior a carreira médica, pouco acima da dos barbeiros. Mas nem por isso deixou de acompanhar com interesse o seu curso.

Estava ainda no Maranhão, como desembargador, quando recebeu a comunicação do primo de que terminara o curso e preparava-se para a defesa de tese. Surgiam grandes dificuldades econômicas e ele recorria novamente ao parente amigo:

Bahia, 25 de Agosto de 1843.

Meu primo e Snr.

Não pretendia escrever-lhe agora senão para participar-lhe que na minha tese, que sustentarei à menos, talvez, de 2 meses, seu nome aparecerá como o de um de meus poucos parentes, que me tem feito favores para nunca serem esquecidos;