republicano dizendo-se correligionário da prima. Mas estão juntos em atribuir todos os males ao Ministério. Apesar de todas as dificuldades, a correspondência não perde o tom humorístico. O tom íntimo das cartas a Jacobina, permite-lhe tratar de certos assuntos que não cabem na correspondência sempre um tanto cerimoniosa com o Primo Albino. Assim é que João Barbosa se gloria de haver impedido um casamento do filho que não lhe agradava.
Bahia, 16 de Agosto de 1872 —Plataforma
Meu caro Jacobina do C.
Recebi, em Junho, com o maior alvoroço a sua carta, de Campinas, com data de último de Maio. Por dia vejo que v. não recebeu a que lhe escrevi, logo depois de sua partida, explicando-lhe a razão porque, indo à Cidade para seu bota-fora, não me achei no seu bota-fora.
Mas a sua encheu-me de muita satisfação; porque vi por ela que V. apreciou a intimidade (de que eu tanto gosto) -- e que lhe pude oferecer. Com efeito tanto em mim, como em toda esta sua casa, deixou v. vivas saudades e estreitou laços que por V. e pela excelente família a que se ligou, é nosso desejo e ventura que cada vez mais apertados sejam. Eu já estava desencontrado — porque nem de V. recebia letras, nem por isto, sabia que responder ao Comr. Alves, ao Glicerio