Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

visto como é acanhado, e por tanto muito reconcentrado. Vai trabalhando muito, no escritório, do Dantas e Vellozo. (1)Nota do Prefaciador. E já no Júri — numa célebre causa, estreou fazendo uma brilhatura que V. não pode calcular; porque amigos, inimigos entendidos e povo, tudo isto — una voce - victoriou-o. Firmou uma bonita reputação literária. Falo-lhe sem paixão, com toda a verdade. Dele só sinto a doença, que o não deixa — é o calistismo da família Barbosa — de que só o Albino se não contaminou e estimo muito.

Nanô e Brittes respondem que não carece que se faça lembrado, porque elas o estimam muito e o tem sempre em memória. A Brittes só é que se queixa de V. ou da Xiquinha — porquanto, levando v. para esta uma cartinha dela, ou não entregou; ou, entregando, Xiquinha não respondeu. Eu, porém, que sou mais antigo amigo da Xiquinha que V. por que ela é de meu partido — tenho mitigado as coisas, recordando que minha prima já é uma Matrona, não pode ter lá muito tempo para dar à meninas solteiras — vadias.

Participo-lhe que é morto o Azevedo, dono da Fábrica de Cabrito; e que, por isto, provavelmente ela se venderá ao mesmo negociante que comprou a Plataforma, o qual, já antes disto,