Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

(fez ontem que fui demitido) nunca me mandaram ao menos 1 revista!

Levo, também, saudades desta vida inocente ao menos, bem que para mim não pudesse ser tão tranquila, como minha índole e meus desenganos a necessitam.

Entremos em coisas mais agradáveis. As moças não se esquecem de V. Não sei que feitiço V. lhes pôs, que vivem cá a perguntar por V. Não me aparecem mais, é verdade; porém isto mesmo me significa eloquentemente que todo o valor disto estava no doce Jacobina. Lá se avenha V. com elas. Mas eu, que não quero abdicar só pelas carantonhas da sua república, Sr. Dr., lá vou, de vez em quando, vê-las. Incumbiram-me de lhe mandar muitos recados, em resposta ao trecho da sua, que lhes li.

O Ruy já não acha tão doce o Itapagipe. Não sei bem o que foi; mas sei que hoje ele até evita de vir aqui para não ser forçado a visitar por lá. Atribuo isso aos meios indiretos, imperceptíveis aliás a ele, que empreguei, afim somente de que ele visse q. a tal Brazilia é tola e mais que namoradeira. Meu desejo, meu primo, era somente que ele a conhecesse; porque sei que ele tem brio e dignidade. Mas como seu gênio, bem como o meu é teimoso e resistente, era preciso fazê-lo convencer-se por si — e isto é sempre difícil em tal idade e com tão pouco conhecimento do mundo;