não aceitar a inspiração que me dirigia o Primo era apenas ceder a uma necessidade inevitável. Persuado-me, pois, de que as minhas conjeturas neste sentido não tinham base.
Procurei, portanto, outras explicações; mas ignoro ainda qual delas corresponda à realidade. Talvez um extravio no correio (fato entre nós trivialíssimo, e de que por diversas vezes tenho sido vítima), cortando o caminho a carta, houvesse-o deixado crer até agora numa injustificável indiferença de minha parte.. Por isto vai esta, como cautela, registrada, e, porque não sei se o Primo ainda estará na Corte, confiada a um amigo meu que dali fa-la-á seguir seu destino.
Outras ideias também me assaltam. O falecimento de meu Pai não extinguiu os ódios que lhe amarguraram a derradeira quadra da existência. Todos esses rancores herdei-os eu gratuitamente, e assaz já os tenho experimentado em dolorosas revelações. Quem sabe, pois, se daí em presença do Primo se não terá derramado já contra mim a fertilíssima veia dos que, por me arruinarem de toda maneira e em toda parte, não têm recuado perante nenhuma hipocrisia, nenhuma crueldade, nenhuma vergonha? Seja como for devo prevenir, quanto a mim, o meu bom parente contra os artifícios desses que foram os aceleradores da morte de minha Mãe, e que envenenaram