Mocidade e Exílio (cartas inéditas)

Realmente, não descortino outro salvamento; é, penso, a solução única de minhas atuais dificuldades. A realizar-se este projeto, em maio ou junho pedirei aqui uma licença, para ir aí, na Corte, verificar se Deus consente que eu seja profeta em algum ponto do mundo.

Alegram-me profundamente as notícias do Luiz, do Albino e do Eugenio. Dou-lhe os meus parabéns mt.° cordiais, assim como ao Primo Zuza, a quem peço-lhe mos transmita.

Muitas recomendações e saudades às Exmas. Primas D. Isabel, Chiquinha, Maricóta e Luizinha de quem todas me lembro sempre com as mais gratas recordações.

Não o acompanho nas suas aprehensões quanto ao "fim próximo de sua vida". Essas relações de pais a filhos, neste ponto, são a coisa mais falível deste mundo. Creio que aí as exceções são mais numerosas que a regra. O que apenas há nesse gênero de fatos é que as coincidências, como em geral sucede, fixam mais particularmente a atenção, e assumem, portanto, assim indevidamente uma importância que não têm. A Providência tenho fé que há de permitir-lhe ainda muitos anos de vida, para felicidade íntima da família a que se desvanece de pertencer este

seu pr. am°. do C. obm°.

RUY