Língua brasileira

Poderíamos buscar toda uma série de exemplos ao instinto de sociabilidade, que estabelece entre os homens formas de agrupamentos idênticos na sua razão de ser e na sua essência (p. ex., a união dos sexos, a família), etc. Finalmente, cada agrupamento social tem formas fundamentais, a que todos os indivíduos do grupo devem obedecer, sob pena de sucumbir; acreditar-se-á, talvez, que a lei não tenha influência sobre a constituição ou a deformação de uma mentalidade geral? Não é tudo: a civilização, generalizando-se, propaga ao longe este nivelamento uniforme, limitado a princípio aos grupos restritos. Podemos lembrar a influência da civilização ocidental, todas as formas de vida e todas as formas de pensamento que temos em comum, graças a ela, desde os usos mais vulgares da vida social até as manifestações mais altas da aspiração religiosa.

Aqui a variedade começaria a aparecer, e seria turvar a vista do facto central, levar mais adiante a pesquisa dos traços comuns.

Uma vez feita esta revista, se é que é possível fazê-la sem vertigem, quando nos convencemos que tudo isto, aceito ou não, impõe-se-nos a nós, pesa sobre nós, forma-nos e deforma-nos, na vida do corpo e na vida do espírito; que tudo isto, diga-se o que se disser, salteia a cada instante o nosso cérebro: então bastaria acrescentar uma só cousa para ligar o fio da nossa exposição, depois desta digressão necessária: aquilo que, sob formas semelhantes, está no primeiro plano da consciência de todos os indivíduos de um grupo, acaba por criar entre esses homens um como cérebro comum; ora, o que é pensado do mesmo modo tende a exprimir-se também da mesma maneira. A todas essas condições concernentes à vida é preciso ajuntar uma, a mais importante de todas, e que é a razão de ser da linguagem, a necessidade de comunicar o pensamento a outrem e fazer-se compreender com relação às cousas essenciais da vida. Na constituição da linguagem, esta necessidade imperatória de fazer que o seu pensamento seja compreendido por outrem bastaria para contrabalançar todas as variedades

Língua brasileira - Página 355 - Thumb Visualização
Formato
Texto