Bandeiras e sertanistas baianos

Traçar-lhes aqui, embora ligeiramente, as vidas, tão cheias e tão completas, excede nossas forças; deixamos aos mais competentes essa tarefa meritória.

Da geografia diremos algo para concluir, porque outros, necessariamente, hão de fazer mais completo trabalho, tratando das opulências e riquezas da zona, investigando a etnografia indígena, etc. Há de nos dar licença, porém, o leitor para a transcrição do que disse Martius sobre a natureza que tanto o impressionou, trecho de prosa poética que o mestre Capistrano traduziu e foi dado a lume (aliás sem declaração prévia), pelo dr. Elpídio de Mesquita, em Aspectos de um problema econômico.

(De Von Martius)

"Julgamo-nos transportados a uma terra inteiramente estranha. Em vez do arvoredo seco e sem folhas ou dos campos serranos, vimo-nos cercados de matas verdejantes beirando extensas ipoeiras. Aproximando-nos de uma delas, à tarde, deparamos um espetáculo peregrino. Centenares de róseas colhereiras apareciam ao largo das margens em extensas filas, semelhando companhias militares,