e, trazendo sempre o bico azafamado no alagadiço, avançavam lentamente.
Mais para dentro marchavam, gravebundas, grandes cegonhas, jaburus e os tuiuiús, dando caça ao peixe com seus longos bicos. Numa pequena ilha ao centro acampavam grandes bandos de patos e galinhas d'água, e numerosos quero-queros rondavam céleres as bordas da mata, à procura de insetos.
Um grasnar, um gritar, um garrular sem fim das espécies mais variadas de aves reinava, e quanto mais nos embebíamos no cenário estranho em que só animais representavam seu papel com a independência e vivacidade que lhes é ingênita, tanto menos nos podíamos decidir a perturbar com um tiro inimigo a amenidade desse estado natural.
Vimos aqui, certamente, mais de dez mil animais ao lado uns dos outros, cada qual à sua maneira, entregue ao instinto inato de conservação própria.
A pintura da criação primitiva assomou, renovada, a nossos olhos, e este espetáculo tão surpreendente ainda teria agido de modo mais agradável sobre nós se, de nossas meditações, não brotasse o pensamento que, guerra e guerra eterna, é a solução e a condição misteriosa de toda existência animal.
As espécies sem conta de aves aquáticas e palustres, que aqui convivem sem se importar