Bandeiras e sertanistas baianos

superintendência geral do mestre de campo Pedro Leolino Mariz, que as repartiu no ano seguinte.

Uma companhia de dragões, do Comando do capitão Belchior dos Reis e Mello, as guarnecia; e foi este Belchior dos Reis que, em 1731, efetuou a prisão do Coronel Francisco Dias do Prado e a de seu irmão, mestre de campo Domingos Dias, sofrendo aquele, no ano seguinte (1732), na Bahia, a pena de degolação pelos crimes que praticara. Na criminologia colonial os irmãos Dias do Prado têm, ou deveriam ter, maior notoriedade que os irmãos Leme.

Minas Novas é parte integrante da comarca de Jacobina, e foram baianos que a criaram e povoaram.

Vem a talho fazer-se uma corrigenda necessária a Xavier da Veiga, Efeméride de 22 de janeiro de 1811, desde que estamos falando de Minas Novas.

No Arq. de Marinha e Ultramar existe sob n.° 1.193, vol. 1.° do Inventário publicado nos Anais da Biblioteca Nacional 1909, a documentação que elucida ser o Recolhimento de mulheres existente em Minas Novas criado por D. Izabel Maria, filha do mestre de campo da Conquista, João da Silva Guimarães, cuja individualidade tem mérito especial como sertanista, abridor de caminho, civilizador de índios, em cujo trabalho veio a morrer. Não houve nenhum padre Manoel dos Santos de "vida turbulenta e dissoluta", tido como Instituidor. E,