que lhe arbitrei, lhe seja pago pelo rendimento que tem a fazenda real nessas Minas, e ainda pelo dos Quintos: Vm. o tenha assim entendido para o fazer executar, descontando-lhe 279 mil-réis de uma letra que passou, porque os hei de mandar satisfazer."
Bahia e de junho 19 de 1732. Conde de Sabugosa.
(Carta para o Mestre de Campo Pedro Leolino Mariz).
Ambos estes documentos estão no Arq. Público da Bahia. Não satisfazendo, de nenhum modo, os Roteiros de Quaresma que Felisbello Freire reune à sua História Territorial, transcrevemos, no fim desta "Memória", os dous que mais nos interessam, um do rio Verde outro de Minas novas, até os limites de Bahia e Minas, cuidadosamente copiadas do documento original.
O capitão-mor da Conquista, Antonio Velloso da Silva, teve ordem de abrir novo caminho, livrando-se das Chapadas, em carta de 7 de setembro de 1729, escrita pelo mesmo Vice-rei, "endireitando-o, de sorte que facilite o uso e abrevie a jornada"; e "para que por ele, seguisse o material da Fundição das Minas Novas".
A 8 de fevereiro de 1758, estando na Vila de Bom Sucesso, o Mestre de Campo, Comandante e Intendente das Minas Novas do Araçuaí,