Bandeiras e sertanistas baianos

Auxilia Afonso Sertão nos descobrimentos do Piauí, onde obtém largas e vastas sesmarias, como de resto no Ceará, em Pernambuco, na Paraíba, Rio Grande do Norte e Maranhão, cujo caminho abriu por ordem de D. João de Lencastre, "o bom governador".

Tendo os Galaches descido de suas aldeias, espalhadas pelas ilhas do São Francisco, tripulando mais de 60 canoas, invadindo o sul do rio e aí destruindo para mais de 40 currais, foi em socoro do capitão-mor do distrito Domingos Rodrigues de Carvalho, vencendo-os.

Este Ávila é a mais alta culminância do tipo de conquistador de terra, e como nesta síntese não podemos, por miúdo, acompanhá-lo em todas as conquistas que realizou, apenas notamos a larga área de suas terras que, estendendo-se pelo São Francisco até Carinhanha, se disseminam pelo nordeste todo, indo ao Maranhão.

Seu rendeiro, Domingos Affonso, que hoje está provado fizera sua entrada no Piauí posteriormente a Domingos Jorge Velho, fizera seus descobrimentos "partindo de um dos Sobrados existentes no São Francisco, aos quais se dá este nome por causa "de vagamente semelharem um edifício", conforme escreve o douto Capistrano.

É preciso uma retificação.

Sobrado é o terreno que ficou de sobra, medida que foi a concessão. Os Ávilas se arrogavam senhores das sobras; ou, os Sobrados, que sempre