Bandeiras e sertanistas baianos

que, por muito reclamado, se voltaram as vistas da coroa para este estado anômalo.

A fim de assegurar a ordem, corrigir os ladrões de gado, punir os assassinos, foi nomeado Mestre de campo e Regente do São Francisco, Antonio Guedes de Brito, dando-se-lhe 160 léguas de terras a serem contadas do Morro do Chapéu até as nascenças do rio das Velhas.

Ao desempenho da comissão partiu ele imediatamente, acompanhado de 200 homens, conseguindo pacificar a zona; mas, infelizmente, morreu antes de finalizar a jornada e mal concluída a empresa. A dissolução de sua tropa deu ânimo a novas tropelias, porém, não se findava o século e Mathias Cardoso, terminada a campanha do Norte, vinha estabelecer-se próximo à foz do Verde Grande, levantando seu Arraial, que foi como a guarda avançada, a sentinela permanente da paz.

O Tenente-General, Administrador das Aldeias, chegou a tempo de evitar a reedição da desordem. E a estrada exerceu, neste comenos, função decidida e benfazeja.

Capistrano de Abreu, sempre que tratava de história, dizia-nos que tinham muita importância os caminhos da Bahia; que devíamos prestar todo cuidado ao estudo das estradas que se abriram, foram trafegadas e serviram ao comércio das minas depois de terem servido à consolidação da tranquilidade das ribeiras do São Francisco.