Bandeiras e sertanistas baianos

do que aliás se apurara ser inocente (26) Nota do Autor, e os Cardosos e Figueiras, estes em Montes Claros, na pessoa de André Gonçalves Figueira, aqueles, em Pedro Cardoso e sua mãe D. Maria da Cruz, viúva de Salvador Cardoso, residentes na casa-grande de sua opulenta fazenda das Pedras.

As prepotências exercidas pelos régulos como Luiz de Cerqueira Brandão, dos Morrinhos, foram reprimidas com o auxílio daquelas mesmas tropas que faziam a polícia dos sertões; e que, nos últimos anos do mesmo século XVIII, efetuariam a captura de criminosos como a do célebre João Nunes Geraldes Pereira e seu bando de 98 facinorosos, que no sertão da Carinhanha, traziam os habitantes alarmados. Foram presos, também, por essa mesma ocasião, diz o ofício do Governador D. Fernando José de Portugal para D. Rodrigo de Sousa Coutinho, datado de 5 de junho de 1799, os Virassaias, de triste memória na zona do Rio Verde e de que são legítimos sucessores os Athaídes, Picuambas, Ramiros e Caetanos, do Pacuí, de nossos dias, cujos crimes atingem os mesmos amigos, numa revoltante e inenarrável crueldade e ingratidão.

Dizem bem da psicologia do jaguncismo do São Francisco a série de assaltos de que têm sido vítimas algumas de suas cidades, quer mineiras, quer baianas.