As relações entre a Áustria e o Brasil; 1815-1889

Durante esse período os representantes ingleses propuseram que os planos da partida de Leopoldina fossem temporariamente alterados. O embaixador britânico ressaltou que as circunstâncias críticas no Brasil e em Portugal tornavam perigosa a continuação da viagem. Entretanto os ingleses tentavam influenciar Francisco I no sentido de insistir com Dom João VI para mudar a Corte do Rio para Lisboa. Francisco respondeu, desviando o assunto, que sua filha se tinha tornado portuguesa pelo casamento, e, portanto, era seu dever seguir as ordens de seu rei. Leopoldina declarou, então, publicamente que se sua nova família estava correndo qualquer perigo, era de seu dever juntar-se a ela, logo que possível(15) Nota do Autor.

A esquadra portuguesa chegou finalmente a Livorno a 24 de julho. Os navios "Dom João VI" e "Dom Sebastião" necessitaram de três semanas para prepararem-se para a viagem de volta. As cerimônias de despedida foram celebradas em Livorno a 12 de agosto; nessa ocasião Metternich assinou solenemente os documentos de entrega da arquiduquesa aos portugueses(16) Nota do Autor. O comboio matrimonial partiu a 15 de agosto com D. Leopoldina e 28 pessoas da comitiva na nau "Dom João VI" e o embaixador conde de Eltz com seus auxiliares na "Dom Sebastião".

A esquadra chegou a cinco de novembro ao Rio, onde durante vários dias celebraram-se as festas do casamento. O jovem par foi aboletado numa casa de campo nos terrenos da Quinta da Boa Vista. D. Leopoldina conquistou logo os corações de todos os membros da Corte, mas sentiu em breve que o Brasil não era a maravilha que tinha sido induzida a pensar. Os funcionários em Viena também rapidamente haviam verificado provas cabais de que a cultura portuguesa não podia ser comparada com a alta categoria de cultura exibida e praticada pela Família Imperial da Áustria. A carta de um austríaco proprietário de mina no Brasil a seu sócio de Viena foi interceptada por Metternich e narrava o seguinte:

"Por falar no Príncipe Herdeiro (...) posto que não seja destituído de inteligência natural, é falho de educação formal. Foi criado entre cavalos, e a Princesa cedo ou tarde perceberá que ele não é capaz de

As relações entre a Áustria e o Brasil; 1815-1889 - Página 23 - Thumb Visualização
Formato
Texto