As relações entre a Áustria e o Brasil; 1815-1889

secretas quando foi informado por Metternich de que muitos franceses refugiados e muitos italianos, procurados pela polícia austríaca, tinham vindo para o Brasil, onde se desconfiava que iriam fundar um ramo das sociedades revolucionárias dos carbonários e da Giovane Italia, ou organizações semelhantes(30) Nota do Autor.

O Príncipe Real estava, porém, inclinado a aceitar a posição de vice-rei de Portugal e D. Leopoldina encantada com essa possibilidade. Também as relações entre o pai e o herdeiro melhoraram durante o período em que D. Leopoldina estava esperando o primeiro filho(31) Nota do Autor. O representante da Áustria porém compreendeu logo que D. João nunca tomaria uma decisão, considerando suas hesitações e relutância em chegar a uma solução, a não ser forçado pelo curso dos acontecimentos. A Inglaterra, porém, persistiu em seus intuitos e por volta de 1819 o rei considerou de novo a ideia de voltar para a Europa. Os elementos constitucionais em Portugal (revolucionários segundo Metternich), pensaram ter chegado o momento deles. Conseguintemente a monarquia absoluta em Portugal estava seriamente ameaçada. Navarro de Andrade, representante português em Viena, submeteu às autoridades austríacas uma nota oficial solicitando que a Quádrupla Aliança renovasse a garantia da integridade portuguesa. Metternich recusou dizendo: "ce serait, il me semble, se presser imprudemment de sonner l'alarme"(32) Nota do Autor. A Portugal se ofereceu então uma garantia direta da Inglaterra, sob condição da volta à Europa do rei ou do Príncipe Real:

"(...) mas essa garantia nunca seria aceita já que o desejo do rei era dar-se ao luxo de agitar-se em face dos perigos da situação, continuando, de um lado, a tratar os portugueses como uma colônia e permitindo-se ser conduzido, por outro lado, pela perigosa esperança de aproveitar-se das desgraças momentâneas da Espanha para estender seus domínios na América do Sul"(33).Nota do Autor

A garantia inglesa foi imediatamente comunicada a Metternich que concordou plenamente, porque compreendeu

As relações entre a Áustria e o Brasil; 1815-1889 - Página 30 - Thumb Visualização
Formato
Texto