É conveniente que lancemos mão deste recurso, nós que apenas encetamos esta vereda e nem estamos bem seguros na marcha que se deve praticamente seguir, nem possuímos um professorado em tais matérias, amestrado pela experiência. A par desta providência, me parece de urgente necessidade: a criação, desde já, de duas escolas normais, uma para cada sexo; ser organizado o programa de estudos pelos diretores das escolas com audiência dos respectivos professores e aprovação do governo; durar o curso três anos; ser elevada a continuação e complementos dos estudos das escolas primárias do 1° e do 2° grau; serem admitidos como internos os professores adjuntos aprovados em ambas escolas primárias e franqueadas as aulas aos indivíduos que, em exame perante a escola normal, forem aprovados nas maiorias ensinadas naquelas. No estado em que se acha, atualmente o magistério primário do sexo masculino, quanto a honras e proveitos, o seu pessoal dificilmente corresponderá ao que dele se exige; é árdua a tarefa do ensino às crianças. Se o mestre não tem habilitações, não pode ser aceito; se as tem, facilmente achará em qualquer outro ramo de serviço mais consideração, menos trabalho e maior retribuição. Para atrair a tão modesta profissão pessoas de mérito e vocação especial, é necessário dar aos mestres vencimentos com que subsistam comodamente, sem terem de procurar recursos em outras ocupações e assegurar-lhes vantagens que os façam permanecer na profissão, habilitando-o. Convém, igualmente, instituir mais sólido e eficaz sistema de inspeção e fiscalização do ensino público e particular. As reuniões