A instrução e o Império - 2º vol.

de respeito. Cabe-lhe a delicada missão de colher a inteligência da criança, no momento em que começa a desabrochar, e de a ir sucessivamente desenvolvendo para construir o pedestal em que tem de assentar o futuro do homem, do pai de família e do cidadão. Não basta que o mestre conheça bem as matérias do programa e até mais do que isso; é necessário que conheça o método e os modos do ensino; isto não pode ele aprender. Para melhorar a classe instituiram-se em 1854 os adjuntos, espécie de alunos-mestres destinados a adquirir pelo tirocínio do ensino, sob a direção e vigilância dos professores catedráticos, a necessária aptidão para o magistério. Mas é evidente que, doutrinados por estes, não podem ficar convenientemente habilitados. Só se alcançará o resultado que se deseja, criando boas escolas normais, organizadas de modo que o candidato ao magistério adquira, ao mesmo tempo a precisa instrução teórica e a ciência da pedagogia, que é a educação elevada à segunda potência, a educação dos educadores, a que habilita a escolher as matérias do curso de instrução dos alunos segundo as suas idades, quais os pontos que nelas mais se devem explanar, qual a maneira de as graduar e explicar. Só aqueles que se tiverem habilitado no estudo para saber e para ensinar, é que poderão preencher a árdua missão que lhes é cometida. É de uso, em países adiantados, que já tem esta instituição desenvolvida em alta escala, mandarem indivíduos idôneos visitar os estabelecimentos análogos em outras nações, a fim de andarem sempre em dia com os progressos deste ensino e poderem introduzi-los em suas próprias escolas.