A instrução e o Império - 2º vol.

que, confiadas aos cuidados de senhoras inteligentes, recebam nesses primeiros anos as mais vivas impressões e exercem decisiva influência sobre o espírito, a conveniente direção que nem sempre podem dar-lhes seus pais ou tutores, é medida que produzirá bons frutos e que encerra o complemento natural de um sistema de educação pública destinado a proteger a infância e acautelar a sorte das novas gerações.

Escolas mistas — Outra providência de grande alcance e que muitas razões aconselham, é a extinção das escolas para meninos e meninas, e a sua conversão em escolas mistas. A experiência tem demonstrado a improcedência dos receios que desperta a ideia de coeducação dos sexos, e os mais insuspeitos testemunhos se reúnem para proclamar os incontestáveis resultados do sistema dos Estados Unidos, onde ele geralmente está adotado... Para começo de experiência deverão ser mistas por enquanto somente as escolas do 1° grau, preferindo-se para regê-las professoras e não se admitindo alunos maiores de dez anos.

Em cada escola, tanto do 1° grau como do 2°, deve existir uma caixa econômica onde uma vez por semana, a convite do professor e após urna ligeira prática em que o mesmo faça ver as vantagens da economia, os alunos voluntariamente recolham as pequenas quantias que lhes derem seus pais ou protetores: estas quantias, levadas à Caixa Econômica Geral, serão restituídas ao aluno, com o prêmio vencido, ao deixar a escola ou no tempo que for convencionado.