química orgânica; botânica; zoologia; matéria médica e terapêutica; toxicologia; farmacologia e farmácia prática.
O curso de odontologia: física elementar; química mineral elementar; anatomia descritiva da cabeça; histologia dentária; terapêutica dentária; fisilogia dentária; medicina operatória; cirurgia dentária.
O curso de obstetrícia se comporá das seguintes cadeiras: anatomia descritiva; física geral; química geral; obstetrícia; farmacologia; fisiologia; clínica obstétrica e ginecológica.
Em cada uma das faculdades serão fundadas para o ensino prático das matérias dos cursos ordinários, como complementares, três Institutos, denominados Instituto de ciências físico-naturais, Instituto biológico e Instituto patológico. O primeiro se comporá dos seguintes laboratórios: um de física; um de química mineral e mineralogia; um de química orgânica e biológica; um de farmácia. O segundo: um laboratório anatômico e de anfiteatros de dissecções; um de fisiologia e de medicina operatória, com depósito de matéria viva; um de botânica e zoologia, com um horto botânico; um de medicina legal e toxicologia. O terceiro instituto: um laboratório de histologia normal e patológica; um de operações e prótese dentária. Cada instituto terá um museu, onde serão recolhidos e expostos os produtos dos respectivos laboratórios, bem como quaisquer outras peças relativas ao ensino prático. Cada laboratório terá um preparador ou prosetor, um repetidor e os serventes