de infância (caráter, fins e meios do jardim Froebel, a leitura no jardim das crianças, plano de ensino, formação do professorado, os primeiros professores, gratuidade); formação do professorado (escolas normais, programa das escolas normais, duração do curso, condições de admissão, número de alunos, internato e externato); do museu pedagógico; do magistério primário (concurso, nomeação, acesso, incentivos); administração, inspeção (diretoria geral, inspetores gerais, inspetores escolares de distrito); Conselho superior de instrução nacional; Conselhos diretores; construção de prédios escolares; do fundo escolar; Conselhos escolares de paróquia; higiene escolar.
Estudados estes problemas educacionais concluiu Rui Barbosa nestes termos o seu parecer: "Aqui rematamos este parecer, cujos lacunas a sabedoria da Câmara suprirá. Assim alumie os debates, de cujo seio deve emergir a reforma, esse patriotismo profundo e essa altíssima compreensão dos deveres do Estado, que reclama, neste grande século, a solução dos problemas do ensino. Sem uma resolução decidida a vastos sacrifícios e a transformações radicais, não vos aventureis às dificuldades da questão. Melhor é não encetá-las, do que falsear-lhe o caminho.
Antes o status quo, com todas as suas misérias, do que uma reforma avara, abortiva, sem elevação, desorientada do rumo científico e liberal do nosso tempo. Se, porém, vos achais seriamente deliberados a lançar as bases de um sistema de educação nacional, mero desiderato até hoje entre nós, cumpre transpordes o limite das considerações