condená-lo à esterilidade de uma existência aparatosa, mas falsa.
Por todos estes fundamentos, que lhe parecem concludentes, lastima a comissão de instrução pública não poder abraçar o projeto Franklin Doria. Agora que a ideia do "congresso pedagógico" expirou no Senado, onde tivera o seu imprevisto nascimento, já nos é dado esperar que se aproxime para as reformas do ensino (projetos Rui), a quadra de um debate aprofundado. Nele teria a parte eonsiderável, que lhe cabe, a criação do museu pedagógico nacional. Como, porém, é possível que o projeto Franklin Doria avivando o sentimento dessa necessidade promova antes disso a discussão desta parte da reforma, apresentamos, como substitutivo ao projeto o artigo 9° do nosso projeto de 12 setembro de 1882 (projeto Rui sobre o ensino primário) que diz respeito a este assunto acrescentando o que se inscreve o sob nº 10 que tomamos ao projeto Franklin Doria, estatuindo para os editores de livros de ensino o dever de remeterem ao museu uns exemplar de cada obra desse gênero. Ao mesmo tempo para prover à conservação e utilização dos objetos atualmente expostos na tipografia nacional vos propomos as medidas que nos parecem de urgência imediata: Projeto: "Todos os objetos reunidos na Exposição pedagógica, inaugurada nesta cidade em 29 de julho do corrente ano (1883) e que foram oferecidos ao Estado, serão arrecadados e conservados em exposição pública, sendo recebidos no Museu Pedagógico Nacional, logo que este se fundar. Com