de existência impostas pela natureza e pelas conveniências sociais a cada um dos sexos...
A moderna organização dos estudos de que se encontram símiles, entre outras, na Itália, deve assentar nas seguintes ideias: o ensino oficial deve constituir um só sistema, onde os diferentes graus de ensino se prendem por laços lógicos, considerados as relações das matérias, seus caráteres e sua importância quanto ao fim particular de cada curso, e ao fim geral do ensino; deve satisfazer às necessidades gerais da sociedade que se não pode compor somente de magistrados, médicos e homens de letras, mas de tantas classes quantas são as esferas de atividade em que se desenvolvem as vocações e aptidões; deve atender à distribuição da riqueza e aos meios de subsistência nas condições legais e econômicas da sociedade de modo que facilite a instrução e a educação nos limites de seus recursos. Fora destas condições podem fundar-se instituições sem nexo, que arrastam a existência inglória em seu isolamento, vivendo a vida artificial que lhes provêm dos recursos do Estado, assim dispendidos improdutivamente, com descredito próprio e grave detrimento das instituições de ensino e do país; mas instituições que prosperem por virtudes intrínsecas certo que não. Confirma o que acabo de expor, entre outros fatos, a necessidade que houve de se introdusir os estudos primados no 1º ano letivo do Colégio Pedro II a situação em que institutos especiais, como os dos meninos cegos e o dos surdos-mudos, cuja matrícula está quanto aos que deveriam aproveitar-se de seus benefícios, na lamentável proporção de 50 para 14 mil e de 30 para 12 mil; finalmente