A instrução e o Império - 2º vol.

1873. Conferências pedagógicas — "De acordo com as instruções ministeriais de agosto de 1872 realizaram-se em janeiro várias conferências pedagógicas. Dissertaram vários professores da Corte sobre as cinco seguintes teses: a) qual a melhor distribuição das maiorias relativas à instrução moral e religiosa; leitura e escrita; noções essenciais de gramática portuguesa; princípios elementares de aritmética e sistema decimal seguindo as necessidades atuais, de modo que saiba o professor pelo programa dessa distribuição qual a tarefa de cada dia útil de antemão preparada? b) em quantos anos poderá o curso das ditas matérias ser percorrido de maneira que o aluno seja dado por pronto na forma do regimento das escolas? c) se convém ou não a instituição de escolas mistas de instrução primária? d) qual o método mais racional, simples e eficaz dentre os atualmente conhecidos para o ensino de primeiras letras e de caligrafia nas escolas primárias? dado o caso de haver efetivamente um que tenha alguma superioridade sobre os outros convirá que seja adotado exclusivamente nas escolas públicas? e) qual o meio mais simples para fazer compreeder aos meninos o mecanismo do sistema métrico decimal, sem recorrer aos cálculos aritméticos? Cerca de 25 professores apresentaram dissertações sobre estas teses. O presidente das Conferêencias Felipe da Motta de Azevedo Corrêa, no final do seu relatório assim se expressa: "Do exposto torna-se claro que a primeira Conferência pedagógica deu bom resultado, que foi concentrar a atenção dos professores da Corte para o estudo do assunto de alto interesse para o escola. Para