realização, porém, de todos os benefícios que o ensino público deve colher torna-se necessário: 1.° que o governo nomeie uma comissão composta de professores públicos e mais algumas pessoas idôneas para estudar os programas, horários e métodos novos propostos pelos diversos professores; 2.° que para esse fim designe um estabelecimento conveniente, que tomará o nome de Escola de Aplicação, onde esses métodos sejam experimentados antes de serem definitivamente adotados, como se pratica em vários países cultos; 3.° que se trate quanto antes de criar urna Escola Normal mandando para isso estudar por uma comissão a organização e mecanismo das melhores escolas normais da Europa e Estados Unidos; 4.° que parece de utilidade que essa comissão concorra à Exposição Internacional de Viena da Áustria para aí estudar a arte do ensino e a ciência pedagógica; 5.° que se crie uma biblioteca pedagógica; 6º que os delegados da instrução pública promovam, uma vez por mês, reuniões de professores e nelas tratem convenientemente de assuntos de interesse para os estudos; 7.° que se trate de se tornar efetiva a obrigação escolar; 8º que se tire o professorado público primário das condições precárias em que se acha; 9º finalmente que se leve à consideração do governo os nomes dos professores que mais se distinguiram nestas conferências pelos trabalhos especiais que apresentaram. Em 4 de fevereiro de 1873".
1875. Ensino primário no Município da Corte. "Com a escola do sexo feminino criada em fevereiro deste ano, na freguesia da Gávea elevou-se a 78 o número de escolas públicas desta