A instrução e o Império - 2º vol.

destinada aquele fim. Funcionam atualmente 19 escolas subvencionadas. Entre elas se destaca a do Liceu da Sociedade Propagadora da Instrução às classes operárias da freguesia de São João Batista da Lagoa com 239 alunos. Além das escolas subsidiadas auxiliam o ensino primário gratuito, entre outras, as sete escolas municipais, com 1.244 alunos, as do Mosteiro de São Bento com 343, as do Liceu Literário Português com 277, as do Liceu de Artes e Ofícios, as da Sociedade Promotora da Instrução de meninos e da Auxiliadora da Indústria Nacional. Estão funcionando com subvenção dos cofres públicos os cursos noturnos estabelecidos nas escolas municipais de São Sebastião e de São José, e em duas escolas da freguesia do Engenho Novo. Incumbi o Inspetor Geral de propor às escolas públicas, em que, atentas as conveniências do ensino, devam ser abertos tais cursos. Aguarda-se a proposta para autorizar criação de outros cursos noturnos.

Insisto no alvitre do meu antecessor de se construírem, por conta do Estado, edifícios próprios para escolas. São intuitivas as vantagens desta medida. Espero que o Poder Legislativo habilite o governo com os meios necessários.

De conformidade com o regulamento de 1881 estão designados três professores e um substituto da Escola normal a fim de inspecionarem, conjuntamente com os delegados de distrito, as escolas públicas da Corte, e proporem à Inspetoria Geral as medidas que julgarem necessárias.

Uma confissão foi encarregada de organizar novo programa para realizar de modo prático o ensino nas escolas públicas primárias, visto o