A instrução e o Império - 2º vol.

Providenciou-se para que se realizassem conferências pedagógicas de que tratam as "instruções de 30 de agosto de 1872, e, pelo Inspetor geral, de acordo com o Conselho diretor, foram escolhidos os pontos do programa dentre várias teses que apresentaram os reitores do Colégio Pedro II e professores públicos de instrução primária.

O Conselho diretor frequentemente reunido para emitir parecer sobre diversos assuntos, ressente-se do pequeno número de membros, o qual suficiente talvez para as necessidades do tempo de sua criação, torna hoje sobremaneira pesado o desempenho, não remunerado, das suas importantes funções.

De acordo com o decreto de 19 de abril de 1879 resolvi criar em cada uma das escolas públicas da Corte uma caixa econômica, onde os alunos possam depositar as pequenas quantias dadas por seus pais ou protetores, as quais, recolhidas à Caixa Econômica do Estado, serão restituídas com o prêmio vencido, quando o aluno deixar a escola. A sua administração é conferida aos professores, mediante uma remuneração, aos que se mostrarem zelosos no desempenho das obrigações contidas no regulamento de 12 de abril deste ano (Relatório do ministro Manoel Dantas).

Fundo escolar. Fica estabelecido um fundo escolar para ser aplicado ao desenvolvimento da instrução popular do Império. Este fundo constará: 1º com o valor dos donativos e legados feitos ao Estado para a instrução pública, e dos donativos sem destino expresso; 2º com as sobras que em cada exercício deixarem as diferentes