A instrução e o Império - 2º vol.

dos professores; 5° a conservação do prédio à melhor garantida porque o porteiro especial tomará conta desse serviço, libertando dele o professor.

Uma carta do Imperador. "Sr. Paulino. Leio no Diário que se pretende fazer uma subscrição para elevar-me uma estátua. O Sr. conhece meus sentimentos, e desejo que declare, quanto antes, à comissão, de que fala o mesmo Diário que, se querem perpetuar a lembrança do quanto confiei no patriotismo dos brasileiros para o desagravo completo da honra nacional e prestígio do nome brasileiro, por modo que não me contraria na minha satisfação de servir a rainha pátria unicamente pelo cumprimento de um dever de coração, muito estimaria ou que só empregassem seus esforços na aquisição do dinheiro preciso para a construção de edifícios apropriados ao ensino das escolas primárias, e o melhoramento do material de outros estabelecimentos de instrução pública. O Sr. e seus predecessores sabem como sempre tenho falado no sentido de cuidarmos seriamente da educação pública, e nada me agradaria mais tanto como ver a nova era de paz firmada sobre o conceito da dignidade dos brasileiros começar por uma grande iniciativa deles a bem da educação pública. Agradecendo a ideia que tiveram da estátua, estou certo de que não serei forçado a recusá-la. Pedro II 19 de março de 1870".

(Colhemos o fac-símile desta carta nas "notas" de uma edição das obras poéticas de Garção Stockler, impressa em Roma. Na referida nota se diz que o original da carta foi incluído nos alicerces da Escola São Sebastião na cidade do Rio de