pouco mais elevado, a fim de poder ficar com a propriedade depois de alguns anos, ou mesmo sem essa cláusula, contanto que se reserve o direito de conservar a casa durante longo período. Se qualquer dessas ideias puder ser adotada, convirá sujeitar a discussão o sistema até agora seguido. Entre outros pontos pedirei a atenção para os seguintes: em diversas freguesias existem edifícios escolares construídos pelo governo ou a ele oferecidos; apenas contêm uma sala para cada sexo, e acomodações para a morada dos professores. É esse o tipo geral; algumas contêm outros cômodos de luxo. Por esta forma um edifício não basta para as necessidades da freguesia. Creio que, ao menos por enquanto, sobretudo em freguesias onde a condução é fácil e a população pouco disseminada, conviria levantar, em vez de diversas pequenas escolas, um grande edifício, com acomodações suficientes para cerca de 600 ou mais alunos de ambos os sexos. É este o sistema mais seguido nos Estados Unidos, na Suíça, Alemanha, Áustria e outros países. Ele ofereceu preciosas vantagens: 1º facilita a boa divisão dos alunos em classes, conforme as aptidões e o adiantamento; 2º reúne em um mesmo edifício muitos professores que procuram auxiliar-se e comunicar mutuamente suas ideias, concorrendo para uniformizar o ensino e melhorar os métodos; 3° diluíram a despesa com a aquisição de projetos caros, que podem ser utilizados em comum, como aparelhos ginásticos, gabinetes de física e ciências naturais, museus pedagógicos, bibliotecas escolares etc; 4º permite que se nomeie um diretor para cada escola, a fim de diariamente inspecionar o ensino