com a remessa de objetos e trabalhos que possam aproveitar ao seu fim. O acolhimento que a ideia tem encontrado, quer no país, quer no estrangeiro, e a solicitude com que muitos dos funcionários a que acima aludi tem procurado coadjuvar sua realização, leva-me a acreditar que a mesa do Congresso não verá malogrados os seus louváveis esforços e que a Exposição Pedagógica corresponderá plenamente à expectativa, que o governo comporte, de seus ilustrados iniciadores" (Relatório do ministro Pedro Leão Veloso).
Programa. Instrução primária, secundária e profissional: 1ª questão: estado do ensino primário secundário e profissional; vícios e lacunas de sua organização; providências e reformas necessárias. 2ª liberdade de ensino primário e secundário. 3ª ensino primário obrigatório; meios de torná-lo efetivo. 4ª organização dos jardins da infância. 5ª classificação das escola primárias; disciplinas que devem ser ensinadas; material escolar. 6ª métodos e programas do ensino nas escolas primárias e estabelecimentos de instrução secundária; sua reforma; adoção de livros; 7ª ensino moral e de religião nas escola primárias, secundárias e normais. 8ª educação física nos jardins da infância, nas escolas primárias e nos colégios. 9ª higiene escolar. 10ª sistema disciplinar e meios de emulação para os alunos dos jardins da infância, das escolas primárias e dos estabelecimentos de instrução secundária. 11ª medidas conducentes a tornar efetiva a inspeção do ensino primário e secundário. 12ª coeducação dos sexos nas escolas primárias, nos colégios de ensino secundário e nas escolas normais. 13ª o