seção de instrução pública e negados eclesiásticos; pondo-se esta nova administracão em combinação com a respectiva diretoria da Secretaria do Império, destacada desta. Pode-se aproveitar de igual modo, para o mesmo fim, a Inspetoria geral e o Conselho de instrução pública do Município neutro.
"Pode servir de modelo, na Inglaterra, o Committee of the Privy Council for Education do qual faz parte o ministro do interior e tem sido membros pessoas das mais importantes, como lord Palmerston, lord John Russell e o duque de Argyll.
Debaixo desta direção funcionavam 41 inspetores
de escola, um secretário, dois secretários adjuntos,oito examinadores, 39 escreventes, um letrado e um arquiteto. Cumpre também fazer menção do Department of Pratical Science and Art sob os auspícios da Junta Comercial (Board of Trad).
"Para a criação de uma Universidade na Corte deve crer-se que o melhor modelo será o da universidade de Oxford; colocando a sua direção em harmonia com as instituições administrativas do país. A universidade de Oxford é fundada pelo sistema patrimonial, e subsiste com as suas próprias rendas e cabedal próprio. Parece que pode para esta criação serem aproveitados os estabelecimentos existentes, mesmo sem mudança de sua organização; apenas ligando esta com à sistema geral e com a direção da universidade.
A constituição do patrimônio da universidade parece que poderá ser granjeada por meio de uma grande subscrição nacional; sendo esta, dado o caso, completada por uma dotação do poder constituída em apólices da dívida pública