A instrução e o Império - 2º vol.

bem organizadas. A satisfação desta necessidade exige grandes despesas; estou, porém, persuadido de que se algumas câmaras municipais aplicassem parte de suas rendas para esse fins; este patriótico exemplo seria seguido pelos outros, logo que uma reforma administrativa e financeira lhe dessem os meios necessários. Espero da Europa a planta que pedi, das casas que ultimamente se têm construído para esse fim; e dirigi-me aos presidentes das câmaras municipais da Corte e de algumas capitais de Províncias sobre este objeto que deve constituir uma das mais justas e louváveis aspirações das municipalidades.

O Município da Corte tem 42 escolas (25 para meninos e 17 para meninas). Nas primeiras, matricularam-se no ano findo, 1860 alunos, e nas segundas 1530. Nas escolas particulares: 2111 alunos e 2056 meninas. Concorreram, portanto, às aulas públicas e particulares de instrução elementar da Corte um total de 7.557 alunos e 3.586 alunas.

Há no relatório alguns conceitos sobre a instrução religiosa. "Esta necessidade indeclinável de toda a sociedade bem constituída não teve ainda entre nós a satisfação desejável. Infelizmente não se tem compreendido bem os meios de levar a efeito este melhoramento. Em geral não se distingue a instrução que forma o espírito e desenvolve a inteligência, da educação que forma o caráter e desenvolve as qualidades do coração. Sem dúvida a instrução e o desenvolvimento da inteligência fortalecem a educação; mas é no seio das famílias, e não nas escolas, que o